Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Artigos

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Vitamina D e diabetes em crianças
VITAMINA D E DIMINUIÇÃO DO RISCO DE DIABETES EM CRIANÇAS-

Em recente estudo,crianças que tomaram suplementos de vitamina D precocemente em suas vidas,apresentavam menores riscos de desenvolver diabetes do que aquelas que não o fizeram,segundo cientistas que participaram das pesquisas.
Esse estudo baseou-se em dados na Finlândia,país que apresenta enorme incidência de diabetes insulina-dependente (tipo I).
A pesquisa começou observando as crianças desde o nascimento,englobando cerca de 11.000 infantes por mais de uma década.Os resultados demonstraram que a incidência de diabetes era de 80% mais baixa em crianças que ingeriam a quantidade recomendada de vitamina D nos seus primeiros anos de vida,2.000UI por dia,geralmente a partir do óleo de fígado de bacalhau,se comparadas com as que não consumiam.Achou-se,ainda, que as crianças que desenvolviam raquitismo no primeiro ano de vida possuíam três vezes mais riscos de adquirirem diabetes tipo I do que as não portadoras desse mal.
Vitamina D é encontrada em óleo de fígado de bacalhau,peixes de água salgada e fígado,em geral.Uma importante fonte é a luz solar que transforma o colesterol da pele em vitamina D.Acredita-se que mais ou menos 90 por cento da vitamina D no sangue é sintetizada a partir desta forma,após exposição de cerca de 15 minutos ao sol,três vezes por semana,no mínimo.Isto seria suficiente para o fornecimento das quantidades diárias recomendadas desta vitamina.
O mais conhecido problema devido a falta de vitamina D no organismo é o raquitismo,uma condição de enfraquecimento ósseo que era muito comum no século 19 e princípio do século 20.É comum em países nórdicos onde a exposição à luz solar é bem menor que nos climas localizados mais ao sul.
A vitamina D também é conhecida por prevenir a destruição de células pancreáticas que secretam insulina e,por isso, referida como importante fator para a prevenção desse tipo de diabetes na infância.
Fonte:Lancet,2001;358:1500-3,1476-8
 
Home