Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Artigos

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Tintura de cabelo
Mulheres que tingem os seus cabelos repetidas vezes com corantes de cores castanha ou preta estão sob risco aumentado de desenvolverem câncer, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade de Yale.
Um estudo com 6 anos de duração, e que avaliou 601 mulheres, descobriu uma incidência aumentada de um linfoma de tipo não-Hodgkin em mulheres que haviam usado tintas para seus cabelos por mais de vinte anos. Observou-se um menor risco para aquelas mulheres que usaram corantes para cabelos louros ou ruivos.
Os pesquisadores não verificaram um aumento no risco do linfoma de tipo não-Hodgkin em mulheres que começaram a usar corantes após 1980. Os pesquisadores disseram que isso poderia ser explicado pelo fato de que após 1980, muitos agentes carcinógenos foram removidos das tinturas de cabelo.
A reação ao estudo, publicado recentemente na revista American Journal of Epidemiology, foi controversa: alguns cientistas ingleses, segundo informado pela revista British Medical Journal, não concordaram com as conclusões da pesquisa, e disseram que estudos maiores devem ser realizados.
Fonte: American Journal of Epidemiology, Jan. 15, 2004; vol 159: pp 148-154.
 
Home