Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Artigos

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

NUTRIÇÃO : A IMPORTÂNCIA DA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR
Muitas das doenças da vida moderna ocorrem devido a uma postura alimentar inadequada, onde observamos um desequilíbrio tanto qualitativo quanto quantitativo de alimentos.
Ao lado da desnutrição e dos distúrbios carenciais, como as anemias, o raquitismo, a osteoporose, observamos os problemas causados pelos excessos alimentares, ou seja, o indivíduo que se alimenta em demasia e erroneamente, propiciando condições desnutricionais graves. Dessa forma, doenças cardiovasculares, o câncer e a obesidade, tornaram-se um problema tão ou mais freqüente e preocupante quanto as carências alimentares.
A expectativa de vida da população brasileira vem aumentando, devendo portanto ser alvo de maior atenção não só com a sobrevivência mas, também com a qualidade de vida. E sabemos que a Nutrição é um elemento básico nesse processo.
“ Quem quer que tenha sido o pai da doença, a mãe foi uma dieta deficiente” , nos diz um antigo provérbio chinês.
A Nutrição existe desde o surgimento do primeiro ser vivo mas, infelizmente, observamos que a maioria das pessoas não sabe selecionar os alimentos, garantindo assim a manutenção da saúde e / ou a prevenção de enfermidades.
Conhecer o alimento certo a comer, ou não comer, dependendo das condições do estado de saúde é fundamental, pois somente através da informação e do conhecimento, será possível tratar e prevenir problemas de saúde, de resfriados ao câncer.
O moderno estilo de vida – poluição ambiental, alimentos industrializados, álcool, drogas e stress – torna o nosso corpo desequilibrado e suscetível aos mais diversos tipos de doenças; ao mesmo tempo, novos dados e novas teorias esclarecendo como os alimentos afetam o comportamento celular, levando à saúde ou à doença, nos trás revelações surpreendentes sobre a atuação favorável dos alimentos integrais, vitaminas, minerais, enzimas e aminoácidos no sistema imunológico.
A dieta alimentar é, sem dúvida, a melhor, a mais segura e a mais barata forma de medicina preventiva. Segundo o Journal of the American Medical Association, 1988, uma análise econômica realizada concluiu que a substituição de uma determinada droga usada para a redução do colesterol pelo farelo de aveia poderia diminuir em 80% as despesas da pessoa com remédios. É importante ressaltar a ausência de efeitos colaterais na utilização do alimento, mais uma vantagem em relação à droga.
Cabe ao profissional Nutricionista atuar como agente esclarecedor, levando conhecimento à coletividade, realizando um trabalho onde o indivíduo passe a ter um papel ativo na manutenção ou recuperação da própria saúde.
Conversar com o paciente, obter informações sobre seus hábitos alimentares, esclarecê-lo quanto a importância de uma mudança na sua postura alimentar respeitando suas preferências, trabalhando com sugestões viáveis e adequadas à sua realidade de vida, tornando assim possível sua reeducação alimentar.
O objetivo é educar, buscando metodologias cada vez mais apropriadas para a correção das inúmeras informações inadequadas e investir principalmente nos aspectos preventivos, que são sem dúvida, menos onerosos tanto ao paciente como aos serviços previdenciários.
Obesidade, diabetes, dislipidemias, hipertensão arterial, etc, são algumas das diversas patologias que, dependendo do grau de esclarecimento do paciente, podem através dos seus bons ou maus hábitos alimentares proporcionar uma melhor ou pior qualidade de vida.
(fonte:Dra. Tânia M.Collino-nutricionista funcional)
 
Home