Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Testosterona e Cancer de Próstata-Um Mito

Por mais de 60 anos, a Medicina clássica sempre viu como supostamente certa a correlação entre níveis elevados de testosterona e aumento de risco de câncer de próstata. Qual a real base para esta teoria? A resposta certa é NENHUMA.
Imaginemos que se houvesse mesmo esta conexão, homens entre 18 e 25 anos, os que possuem os maiores níveis de testosterona, deveriam ter os maiores riscos de desenvolverem esse tipo de câncer, não é mesmo? Òbviamente, este não é o caso mas o “stablishment” médico nunca levou em conta o bom-senso na análise do problema. Entretanto, quando este tipo de afirmação e conceito vem de uma instituição como HARVARD, a situação muda. Neste ano, um urologista da Harvard Medical School escreveu: “ Existe total ausência de dados científicos para dar suporte ao fato de testosterona elevada estar associada ao aumento de risco de câncer de próstata. Especificamente, não foram notados aumentos de casos de câncer de próstata quando se fez suplementação de testosterona aos pacientes que necessitavam.”
Homens portadores de hipogonadismo ( diminuição no desenvolvimento dos órgãos sexuais devido a baixos níveis de testosterona), possuem uma substancial taxa detectada de câncer prostático, comprovando que baixos níveis desse hormônio não exercem efeitos protetores para a aquisição da doença.
Há 2 anos atrás, pesquisadores suecos já haviam chegado a estas mesmas conclusões . Eles estudaram 708 homens com diagnóstico de câncer de próstata e 2.242 que não possuíam a doença.Descobriram que o risco de câncer prostático é realmente menor em homens com valores altos de testosterona no sangue, exatamente o contrário do que a Medicina tem pregado há muitos anos.
Se você estiver usando algum suplemento de testosterona para a prevenção de uma das condições em que é indicada (declínio de memória e concentração, doença cardio-vascular, perda óssea, declínio sexual etc.) pode ficar tranqüilo quanto à CERTEZA de adquirir o cancer da próstata. É claro que isso não significa negligenciar quanto aos periódicos exames urológicos e a dosagem de PSA no sangue. Não deixe de considerar que se a testosterona não produz câncer de próstata, algo o faz, mesmo que ainda seja um mistério para nós.Quaisquer que sejam as reais causas, nada melhor do que a detecção precoce da doença que faz com que ela seja tratável e isto só se consegue com exames periódicos regulares.
Vamos deixar de lado este tipo de “terrorismo” que tem atemorizado tantos homens em todo o mundo.
(agosto de 2.006)

ver mais
 
Home