Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Gardura Trans- será que podemos acreditar que está chegando ao fim?

Finalmente, temos uma boa notícia para o início deste ano. Após muitas discussões de carater técnico e político, uma lei foi editada nos Estados Unidos diminuíndo ao máximo o consumo da gordura TRANS, infeliz artifício criado pelas indústrias de alimentos, dando-se um passo consistente e lógico no controle alimentar das famílias do ocidente, principalmente. Este tipo de gordura é vegetal e submetida a um processo químico denominado HIDROGENAÇÃO, fazendo com que as pessoas consigam apreciar vantagens irreais nos alimentos que a contém pois o sabor fica agradavel, acreditando que fazem bem à saude. Grande engano. A gordura TRANS é pior do que a saturada (de origem animal) e foi criada para substituí-la nos alimentos principalmente industrializados. Todos os produtos crocantes e de facil preparo, incluíndo a tão usada margarina, são compostos por esse tipo de gordura. Com o passar do tempo, muitos estudos científicos foram surgindo e demonstrando os malefícios à saude às custas da ingestão de gordura TRANS, o que propiciou uma grande guerra entre cientistas sérios e a indústria, ávida pelos seus lucros e indiferentes às confirmações quanto à nocividade.
As grandes redes de "fast-food" mundiais se deleitavam com a venda de seus produtos, encharcados nesse tipo de gordura que, além do mais, é mais barata, facilitando a lucratividade. Hoje, entretanto, "entre a cruz e a espada", são obrigadas a anunciar o banimento desse tipo de substancia já que a opinião pública passa a ter mais acesso à informação e, consequentemente, passa a exigir algo que não afete tão sèriamente o estado do organismo.
É lamentavel se ver a quantidade de crianças e adultos influenciados pelos maus hábitos alimentares que, viciados em "fast-food", lançam-se aos prazeres do paladar sem a menor noção dos efeitos lesivos que são progressivos. Salgadinhos, sanduiches, petiscos crocantes, bolachas etc., levando à precocidade no aparecimento de doenças principalmente do aparelho cárdio-vascular. A gordura TRANS provoca uma forma de "plastificação" dos vasos sanguíneos, facilitando o aparecimento de ataques cardíacos até em população mais jovem.
Tenho absoluta certeza que os fabricantes de alimentos tentarão de alguma forma "driblar" esta decisão de lei para continuarem a se beneficiar dos lucros mas, acredito também, que as pessoas ficarão cada vez mais atentas à composição desses alimentos a serem consumidos pois disto depende a manutenção da SAUDE.
(janeiro de 2007)

ver mais
 
Home