Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Antidepressivos- o pior de todos foi revelado

Os antidepressivos fazem parte de uma família de medicamentos que podem se comportar mal e serem perigosos quando usados sem cuidados maiores. Recentemente, pesquisadores elegeram EFEXOR (venlafaxine) como o maior vilão de todos, dentre os medicamentos desse grupo. Os usuários são mais propensos a suicídio com uso de Efexor do que com qualquer outro antidepressivo, como aponta um estudo recente publicado na importante revista British Medical Journal , em 2007.
Essa notícia não é considerada uma verdadeira surpresa para os que já se expuseram a essa droga. Efexor é considerado dos mais potentes antidepressivos e dos mais difíceis de se tolerar.De fato, o estudo concluiu que 19% dos usuários suspendem seu uso por não suportarem seus contra-efeitos que incluem ansiedade, disfunções sexuais, aumento de peso, aumento de pressão arterial e comprometimentos da tireóide. Muitos pacientes criam um tipo de dependência química que produz a necessidade de tratamento específico para que consegam se ver livres do medicamento.
Muitos usuários de Efexor escreveram para o fabricante, Wyeth-Ayerst, relatando os efeitos colaterais e solicitando a retirada do remédio do mercado. Logicamente não receberam respostas. Apesar de que o laboratório fabricante da droga se justifique explicando que efeitos colaterais são casos isolados, a verdadeira situação foi finalmente revelada.Pesquisadores da RTI Health Solutions, do Reino Unido, após avaliação de quase 220 mil pacientes em uso de antidepressivos, concluíram que Efexor possui 3 vezes mais condições de conduzir a suicídio do que qualquer outro de seu grupo, incluindo Prozac.
Não há dúvidas que os antidepressivos possuem sua utilidade quando prescritos com todo o cuidado e critério para quem realmente necessite. Infelizmente, pacientes que se queixam de insatisfações e frustrações, freqüentemente vistos em consultórios médicos, são erroneamente diagnosticados de DEPRESSIVOS e, desta forma, medicados com antidepressivos e, o que é pior, com a recomendação de usarem o medicamento por período prolongado.
Não se sinta constrangido em questionar seu médico, caso hajam dúvidas, a respeito da real necessidade de fazer uso de antidepressivos e se há alguma outra alternativa válida que possa substaituí-los por outros tipos de substancias. Com isso, pode-se até evitar males maiores do que a própria possível depressão.
(fevereiro de 2007)

ver mais
 
Home