Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Conservantes alimentares e distúrbios do comportamento

Sem a menor dúvida, dieta alimentar afeta o comportamento das pessoas, principalmente crianças. Independentemente de haver ligação entre dieta alimentar e distúrbio de atenção e comportamento (ADHD), o que permanece controverso, existem pontos comuns que certamente podem nos convencer desta verdade.
Em 1970, um pesquisador chamado Benjamin Feingold desenvolveu um programa para determinar efeitos da alimentação sobre sintomas alérgicos. Seu programa se baseava no que NÃO fazer: não consumir alimentos coloridos, sabores artificiais (flavorizantes),conservantes artificiais e edulcorantes (principalmente o ASPARTAME).Não demorou muito para ele concluir que melhoras importantes de sintomas alérgicos apareciam assim como muitos desapareciam.
O Programa Feingold trabalha com 50% de crianças hiperativas que seguem suas recomendações alimentares e, para surpresa de muitos, grande parte delas se mostra com melhoras importantes no desempenho de comportamento, incluindo aprendizado.
Apesar de resultados encorajadores, muitos profissionais médicos ainda não levam a sério os resultados apresentados pelo Dr. Feingold porque as conclusões são baseadas em observações clínicas ao invés de serem submetidas a rigorosos estudos que se baseiam em evidências científicas com protocolos próprios. Entretanto, para desalento de alguns setores, essas “rigorosas evidências” começam a surgir, conforme artigo publicado na revista Archives of Disease in Childhood. Neste artigo, pesquisadores recomendam modificações alimentares nas crianças, que vão desde o afastamento de tudo que é artificial, conforme citado acima, até limitação no uso do açúcar e incentivo ao consumo mais adequado de ácidos graxos ômega-3. Verificaram que com alimentação bem trabalhada, muitas crianças saíram da condição de condenadas ao uso permanente de medicamentos poderosos para se aproximarem daquelas consideradas normais.
A conclusão maior para refletirmos é que devemos aceitar o fato de vivermos num mundo tóxico que privilegia os produtos processados industrialmente e que satisfaz pelos lucros que geram em todo o mundo, além do que existem cada vez mais remédios produzidos para o controle de sintomas provocados por estes elementos estranhos aos nossos corpos e esta constatação de que uma alimentação correta possa eliminar os problemas de saúde, atrapalha sensivelmente a venda desses medicamentos.
Novamente insisto em destacar a necessidade de nos mantermos informados na preservação da nossa SAUDE, o que depende exclusivamente de nós mesmos.
(novembro de 2007)

ver mais
 
Home