Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Voce consome alimentos orgânicos?


Nesta semana, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) fez um alerta em relação a produtos horti-fruti-granjeiros largamente consumidos pela população em geral. Esta observação deve-se à constatação da presença de excesso de agrotóxicos nos referidos produtos, principalmente morangos, tomates e alface, como campeões de contaminação.
Vários herbicidas agrotóxicos são largamente usados na produção desses vegetais e muitos deles, senão a maioria, além de “venenos” químicos já bem conhecidos, contém metais pesados como mercúrio e níquel que, se depositados nos tecidos orgânicos, favorecem o desenvolvimento de processos degenerativos como arteriosclerose com conseqüentes comprometimentos cárdio-vasculares, hipertensão arterial, distúrbios neurológicos que se cronificam e certos tipos de câncer. Tudo isso se torna mais grave se o consumo excessivo desses elementos for por parte das crianças em desenvolvimento. Que dilema! Neste nosso mundo em que as pessoas estão caminhando para a obesidade e carregando suas conseqüências, a dificuldade em convencer pais e filhos a adotarem alimentação saudável à base de vegetais em geral, se soma à péssima qualidade da maioria dos produtos que, para se protegerem de pragas e intempéries, são borrifados generosamente com venenos que comprometem a saúde de forma muitas vezes avassaladora. Qual o caminho? É fundamental mantermos os conceitos de alimentação correta mas devemos levar em conta a absoluta necessidade de se lavar muito bem os vegetais a serem consumidos, mesmo que forem os chamados orgânicos que, muitas das vezes, são de procedências duvidosas.
O uso dos agrotóxicos, se respeitados os limites recomendados, são artifícios legais mas o grande problema é que estão aplicados em doses excessivas pois o medo de se perder a qualidade dos produtos, põe em risco os lucros dos produtores.
Além de fazerem mal à saúde dos consumidores, os agrotóxicos são fortemente nocivos à saúde dos trabalhadores rurais que lidam com essas substancias e que, com o tempo de exposição, pagam altos preços futuros.
Devemos reforçar a necessidade de se higienizar muito bem o que iremos comer, inclusive os produtos orgânicos. Muitos comerciantes mal-intencionados vendem estes orgânicos com defensivos agrícolas ao invés de livres deles.
Isto se soma a todos os conjuntos tóxicos que compõem nosso sistema de vida neste mundo contaminado e, infelizmente, a SAUDE é o patrimônio mais fadado a se dilapidar com o tempo.E lá se vai nosso bem maior.
(abril de 2.008)

ver mais
 
Home