Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Remédios contra colesterol para crianças.Por que?

Recentemente e pela primeira vez, a Academia Americana de Pediatria recomendou o uso de medicamentos para baixar níveis de colesterol em crianças com mais de 8 anos de idade e que apresentam colesterol total e sua fração LDL (“mau”) elevados. A alegação é para se evitar futuros problemas cardíacos nessas crianças. A verificação sistemática dos níveis do colesterol também é recomendada para as crianças acima do peso normal e que pertençam a famílias que apresentam altos riscos de doenças cárdio-vasculares.
. É impressionante como as companhias fabricantes de medicamentos são capazes de ir tão longe, fazendo verdadeira “lavagem cerebral” até nos próprios médicos, seus principais reféns, manipulando e influenciando pesadamente os profissionais. A cada dia, mais e mais pessoas são conduzidas ao uso de medicamentos para baixar colesterol, o que aumenta o regozijo das grandes indústrias farmacêuticas na movimentação absurda de seus lucros com a comercialização desses produtos.
As drogas para baixarem o colesterol são os remédios mais vendidos atualmente nos Estados Unidos e cinco delas já foram aprovadas para uso em crianças.São elas o PRAVACOL, LIPITOR,ZOCOR,MEVACOR e LESCOL. A indicação no uso vai além dos casos em que existe aumento dos valores do colesterol devido a problemas genéticos, o que poderia até ser razoável. A recomendação se faz também para os casos em que ocorre obesidade, sedentarismo, hipertensão arterial e comprovados erros nos hábitos alimentares, ou seja, indisciplina nos hábitos de vida.Ora, se um país que se diz modelo em educar, por que não se faz o óbvio, ou seja, implementar um programa de reeducação alimentar para os jovens, mostrando que o preço a ser pago por alimentação cheia de gorduras saturadas será muito elevado, conduzindo a problemas cardíacos e de derrame cerebral que podem ser evitados com disciplina no estilo de vida que deve ser revisto veementemente? Não se trata de tratar um problema e se “tapar o sol com a peneira” tomando-se remédios para amenizar a conseqüência. Trata-se de se repensar a Medicina e se tratar da SAUDE, não aguardando a chegada da doença.
Além de sérios e desconfortáveis efeitos colaterais, os remédios para baixarem o colesterol são substancias sintéticas e, como tal, passíveis de provocarem alterações bem sérias a longo prazo já que as crianças ainda respondem a esses medicamentos de forma desconhecida para a classe médica.
Nunca é demais se frisar que estilo de vida que compreenda correção do peso, disciplina alimentar e atividade física são fundamentais para a construção de um corpo sadio .Não existem alimentos na Natureza que façam mal à Saúde. O que faz mal é a maneira de se consumi-los.
(julho de 2008)

ver mais
 
Home