DIABETES-Será que devemos alertar os médicos? |
Todo mundo sabe que o Diabetes tipo 2 é uma doença “epidêmica” causada pelos modernos métodos de vida, incluíndo a dieta alimentar. Todo mundo mas será que todos os médicos também sabem disso? Pesquisas recentes nos Estados Unidos revelaram que os médicos tem uma visão superficial sobre este problema e tratam o diabetes como uma doença simplesmente e que requer uso de medicamentos para todo o resto da vida e que muitos nem sequer sugerem mudanças em hábitos alimentares.
Cerca de 6% da população americana possui diabetes tipo 2. Sabemos que a humanidade caminha para a obesidade e isso, somado ao sedentarismo, oferece condições de sobra para desenvolver o diabetes. Enquanto as pessoas andavam e corriam antigamente, hoje elas sentam e comem. A inesgotável pressão da mídia no sentido de nos fazer ficar com água na boca para consumir alimentos industrializados riquíssimos em carboidratos faz com que tenhamos todas as facilidades de desenvolver a doença. Instalado o diabetes, vai-se ao médico que, após confirmar o diagnóstico, institui uma composição de remédios que visam diminuir e controlar os níveis elevados da glicose no sangue. Ele se dá por satisfeito quando consegue manter esse controle e convence seu paciente de que tudo está bem se a glicose não subir.Ora, tratar do diabetes não é simplesmente controlar os níveis de açúcar no sangue mas modificar condições que levem a riscos de complicações que podem existir mesmo com a glicose controlada.
O médico deveria ter a obrigação de procurar controlar o problema com medidas que visassem modificar estilo de vida.Isto inclui correção do peso corporal, mudanças alimentares, atividade física regular e maiores informações aos pacientes sobre as complicações que possam advir da doença e que podem fazer com que a vida se torne um fardo muito grande.
Pesquisas garantem que muitos diabéticos do tipo 2 poderiam ser melhor controlados com mudanças de hábitos de vida enquanto os laboratórios farmacêuticos lançam, a cada dia, medicamentos para diminuírem as taxas de glicose demonstrando vantagens sobre os que já existem na praça há mais tempo.
É fundamental conversar com o médico sobre as possibilidades de se mudar de vida e não sofrer tanto com o curso da doença. Muitos se acomodam com a falsa impressão de que estarão a salvo das complicações se passarem o resto da vida tomando remédios, o que é uma falsa percepção da realidade. A grande mudança deveria partir de nós, os médicos, que deveríamos acreditar no fato que confirma a melhora da qualidade de vida com a insistência em nos mantermos com SAUDE, isto é, adotando as medidas que a Natureza nos deu para que vivessemos melhor ao invés de simplesmente acreditarmos que o remédio é a solução para tudo.
Tente acordar o seu médico se ele se comporta dessa maneira.
(agosto de 2008)
ver mais
|
|
|