Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Dizer NÃO ao excesso de Raio X

Um recente relatorio da National Academy of Sciences demonstra que os medicos, de forma geral, costumam subestimar riscos de cancer provocados por radiações.A exposição a exames de raios X, por exemplo, inclui-se numa das formas mais freqüentes de exposições a radiações que são realizadas de maneira desnecessária, muitas vezes.
Hoje se sabe, após estudos sérios, que raios-X são inseguros em qualquer dose. Os médicos argumentam que a radiação emitida por aparelhos de raios X é tão baixa que não oferece riscos de desenvolvimento de câncer. Entretanto, sabemos que qualquer quantidade dessa radiação contribui para a formação de radicais livres que, por sua vez, danificam estruturas do DNA das células e, conseqüentemente, podem afetar nossos genes.
Há alguns anos atrás, estudos já afirmavam que vários tipos de câncer diagnosticados tem a radiação como principal causa.Esses tipos de câncer são causados por mutações nos genes do DNA que controlam a proliferação celular.
Enquanto muitos médicos afirmem que a radiação é segura desde que usada ate determinado nível, podemos ter a certeza, hoje em dia, que mesmo pequenas quantidades irradiadas podem provocar as referidas lesões no DNA.Para que se considerasse essas radiações seguras, todos os danos efetuados sobre o DNA deveriam ser rapidamente reparados, o que não ocorre.Todos os danos em DNA reparados de forma imperfeita leva a aparecimento de mutações sendo que todas elas possuem potencial de produzir câncer.
Como conclusão, podemos concordar que os exames com raios X devem ser efetuados desde que fundamentais para a certificação diagnostica mas, o que se vê com freqüência, é o abuso no seu uso, isto é, muitos profissionais solicitam esses exames ate para comprovarem o que é obvio, sem que haja a necessidade real de esclarecimento diagnostico.
O alerta maior está em se medir a necessidade e não se submeter pacientes desnecessariamente a exames de raios X, que incluem a tomografia computadorizada, para que não façamos dessa pratica uma maneira a mais de se provocar doenças graves nesse mundo cada vez mais tóxico que habitamos.
(julho de 2010)

ver mais
 
Home