AGORA ESTAMOS OFICIALMENTE CONDENADOS |
Autoridades médicas de renome publicaram,por intermédio do Journal of the American Medical Association,um artigo anunciando os parâmetros para uma nova categoria que denominaram PRÉ-HIPERTENSÃO.
Os valores de partida para se considerar a pressão arterial elevada são de 14 por 9.Isso não mudou,efetivamente.Porém,as novas instruções determinam que pressões arteriais entre 12 por 8 e 13,9 por 8,9 devem ser consideradas PRÉ-HIPERTENSÃO.Além disso,a Associação refere que pré-hipertensão é mais perigosa do que se poderia achar prèviamente pois indivíduos portadores desses valores de pressão arterial teriam riscos duas vezes maiores de morrerem de doenças cardíacas,derrame cerebral e insuficiência renal.
Estabelecendo essa "zona de perigo",fica claro que as medidas preventivas, tais como parar de fumar,exercitar-se,controle do excesso de pêso,moderação com álcool e cuidados com a alimentação,são requisitos imprescindíveis para colocar o indivíduo sob controle.Mas,É CLARO, a "coisa" não para por aí...
Existe uma estimativa de que,somente nos Estados Unidos,45 milhões de pessoas encontram-se na chamada categoria de PRÉ-HIPERTENSÃO.Embora reconheçamos a importância de todas as medidas preventivas,podemos ficar certos de que a maioria dos médicos fará a recomendação do uso de medicamentos para essa situação e,acreditem,com a entusiasmada participação da indústria farmacêutica incentivando.Imaginemos um novo mercado com 45 milhões passando a usar drogas para não desenvolverem hipertensão.Já pensaram se somarmos com todos os países do mundo?A propaganda passará a firmar conceitos de que,quem não tomar essas drogas,irá desenvolver hipertensão arterial com todos os seus riscos.Que coisa maravilhosa para a pobre indústria farmacêutica!!!
Imaginemos a situação em que o médico do paciente,após examiná-lo e encontrar tudo dentro dos padrões aceitáveis e com pressão arterial de 12 por 8,5,vier a dizer: "Não fique tão feliz com os resultados pois voce está temporàriamente bem e prestes a evoluir para hipertensão arterial.Acho melhor mudar hábitos de vida e tomar remédios". É "neura" ou não?
Devemos ficar em alerta e discutir o que consideramos certo ou errado e não aceitarmos,simplesmente, certas medidas sem,ao menos,trocar idéias com seu médico de confiança para conhecer os passos mais adequados.
Existe algum de nós que se encontre fora dos parâmetros da PRÉ-HIPERTENSÃO? Cuidado...
ver mais
|
|
|