Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Vitamina C-não apenas um "anti-gripal"

Vitamina C é nosso primeiro combatente contra uma série de doenças que acometem nosso corpo. Isso ocorre, não somente porque é útil na neutralização de radicais livres danosos, mas por impedir a formação de outros radicais livres que tendem a construir placas ao longo das paredes arteriais. Isto leva, òbviamente, à formação de problemas de fluxo sanguíneo e, conseqüentemente, ataques cardíacos. Recentes estudos na Universidade da Califórnia concluíram que homens que tomam o mínimo de 400mg de vitamina C por dia possuem cerca de 50% de chances a menos de desenvolverem problemas coronários do que aqueles que tomam 100mg.
Na prática, recomendamos mais do que os 400mg referidos de vitamina C. Nossos organismos não sintetizam vitamina C. Devemos obtê-la de outras fontes, principalmente alimentação mas, como não costumamos nos alimentar de forma absolutamente correta, a suplementação de C se faz necessária.
Stress emocional é sabidamente um depletador de vitamina C, isto é, toda vez que você se aborrece intensamente no tráfego, tem uma crise nervosa no trabalho ou sofre inesperados e graves problemas financeiros, seu corpo consome mais vitamina C que o usual. Isso explica o porque de se ficar mais vulnerável a doenças infecciosas, mesmo resfriados comuns, quando se é vítima de uma condição de stress que leva ao sofrimento do corpo.
Deixemos os resfriados de lado e vamos raciocinar em função de câncer. De acordo com pesquisas na área do câncer, vários mecanismos que envolvem resistência ao desenvolvimento dessa doença em seres humanos são dependentes da vitamina C. Mais estudos demonstraram que a sobrevida de pacientes com câncer que tomavam suplementações de altas doses de C era 4.2 vezes maior do que os que não o faziam. Isso para não se falar na melhora das condições gerais dos pacientes.
Existem vários tipos de estudos que poderiam estar listados aqui e alguns se referem à melhora de condições no tratamento e prevenção de hipercolesterolemia, glaucoma, insuficiência cardíaca, nefrolitíase, doença pulmonar crônica, osteoartrite, esquizofrenia, tabagismo e, até, HIV, com o uso sistemático de altas doses de vitamina C.
Se o seu corpo necessitar de vitamina C para processar algum tipo de cura, ele a utilizará. Se não, ela seguirá seu caminho e os excessos serão eliminados.


ver mais
 
Home