Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

ANTINFLAMATÓRIOS PODEM CAUSAR ATAQUE CARDÍACO E MORTE SÚBITA

Duas drogas conhecidas como antinflamatórias de última geração, Celebra e Vioxx, tem sido usadas intensamente pelos pacientes, já que seus médicos adotaram-nas como medicamentos muito eficientes e sem os efeitos colaterais freqüentes produzidos pelos outros produtos que propõem para o tratamento das condições inflamatórias. A propaganda médica desses produtos ressalta que eles não somente aliviam os sintomas da artrite mas também se mostram superiores a substâncias prèviamente patenteadas como a aspirina, ibuprofen e tantos outros, causando menos comprometimentos gastro-intestinais.
Isto é verdadeiro, EM PARTE.
O QUE PODE SER BOM PARA O SEU ESTÔMAGO PODE NÃO O SER PARA O CORAÇÃO-
De acordo com um artigo publicado recentemente no Journal of the American Medical Association (JAMA), estudos realizados entre 1.998 e 2.001 com Celebra e Vioxx, mostram alguns perigos a serem conhecidos para o risco de comprometimentos cárdio-circulatórios, inclusive parada cardíaca seguida de morte súbita.
No artigo do JAMA, os autores se referem ao resultado de grande estudo randomizado que inclui Vioxx, Celebra e outros antinflamatórios.Este estudo mostrou que, em se tomando Vioxx, se passa a ter maior risco, significantemente, de infarto do miocárdio, angina instável, acidente vascular cerebral isquêmico e morte súbita.
Os autores afirmaram, ainda, que os riscos de ataques cardíacos em 23.407 indivíduos tomando Vioxx ou Celebra eram significativamente maiores do que em grupos utilizando placebos.
O FDA recomendou ao laboratório Merck, em setembro último, que retirasse a propaganda incisiva do Vioxx sobre suas grandes vantagens em relação aos outros antinflamatórios mas esse conceituado laboratório não o fez, demonstrando que a presença dos sérios riscos não importava tanto quanto a manutenção da imagem de produto com menos efeitos colaterais e que deveria, desta forma, ser mais incentivado quanto ao consumo (aí vai o interesse econômico em detrimento da verdade científica).
A ironia maior é que, com o aumento de riscos de problemas cardíacos e cerebrais, Vioxx e Celebra são APROVADOS pelo FDA enquanto substâncias naturais como glucosamina, condroitin-sulfato, niacinamida e outras comprovadamente eficazes nos tratamentos que envolvem processos inflamatórios e que são praticamente isentos de efeitos colaterais, NÃO O SÃO.
Devemos continuar atentos quanto às enganosas propagandas das indústrias farmacêuticas que, antes de tudo, precisam ratificar seus interesses financeiros.
(junho de 2.004)

ver mais
 
Home