Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

A natureza perturbadora da profissão médica

Uma prática que deve passar a ser comum é o fato dos pacientes não se sentirem constrangidos em questionarem seus médicos frente a várias opiniões e condutas que estes frequentemente lhes apresentam. Mais do que simplesmente aceitar a opinião do seu médico quanto ao diagnóstico,pergunte-lhe em que ele se baseia para tais afirmativas.Pergunte sobre outras alternativas de tratamentos e de medicamentos.Voce poderá constatar que muitos médicos estarão abertos a esse tipo de questionamento pois considerarão importante a existência de dúvidas dos pacientes em relação às suas doenças.É claro que existirão algumas barreiras a esse tipo de conversa já que os médicos vivem dentro de um sistema de blindagem a eles imposta pela indústria da Medicina tradicional.Esta Medicina ,através de suas conceituadas Associações, impos um tipo de raciocínio muito simplista aos médicos que praticam e raciocinam,clìnicamente, conforme lhes é ditado. A própria criatividade individual sofre pressões se não for de encontro ao que a ortodoxia manda.
A indústria farmacêutica é a mais poderosa arma da Medicina tradicional na "lavagem cerebral" dos médicos, impondo-lhes procedimentos que muitas vezes não lhes são suficientemente dotados de informações para serem usados.
Enquanto a indústria médica permanecer sob as ordens da indústria farmacêutica,ao público continuará sendo negada a informação básica sobre opções de tratamentos que podem ser escolhidos. A política é do tipo "é assim e PRONTO".O velho interesse em lucrar cada vez mais faz com que os médicos,muitas das vezes "bois de presépio", fiquem alheios às outras decisões que poderiam ser tomadas e, possìvelmente, ajudariam mais na recuperação dos doentes.
Enquanto médicos tradicionais tenham alcançado grandes feitos em muitas áreas médicas, é importante saber que,dentre os mais conservadores e avêssos a novas idéias, existe um número de profissionais sempre aberto ao diálogo e à avaliação de propostas não tão conservadoras,que são comandadas pelas indústrias do lucro mais facil.
(fevereiro de 2.005)

ver mais
 
Home