Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Será que a Medicina ainda pode ser salva?

Recente estudo científico chegou às mais óbvias conclusões após reavaliar a situação clínica de mais de 2.000 pacientes portadores de hipertensão arterial,diabetes e elevação de colesterol.Esses pacientes passaram anos frequentando consultórios médicos e recebendo orientações para uso de medicamentos que pudessem controlar seus problemas clínicos.
O Dr. Neil Gordon,chefe do grupo da pesquisa,resolveu instituir um programa em que esses pacientes seriam orientados a mudanças importantes no estilo de vida,modificando hábitos alimentares e submetendo-se a saudável programa de atividade física moderada,de forma regular.Tudo isso seria feito sob controle direto dos médicos que,conjuntamente ao esquema estipulado,retirariam TODOS os medicamentos usados. Você sabe o que aconteceu? TODOS os pacientes melhoraram.Sabe por que? Passou a haver uma reintegração médico/paciente que existia há anos atrás e que,com a pressão das indústrias no uso de medicamentos e com a pressão negativa da Sociedade e das companhias de seguro em apontar êrros médicos, os profissionais da saúde passaram a colocar uma grande distância no contato com os doentes, limitando-se apenas a prescrever remédios, não se importando se o indivíduo melhora ou não.
Há muito tempo,os médicos conheciam seus pacientes mais intimamente.Cada pessoa era tratada como um indivíduo em particular. Não conheço um único médico que se formou em Medicina para simplesmente receitar medicamentos.Tenho plena certeza de que todos eles tinham o ideal de ajudar a minimizar sofrimentos ao escolherem a profissão médica. Infelizmente, tornamo-nos parte da chamada “máfia de branco” por muitas interferências externas à própria profissão e que denegriam,ao longo dos anos, a imagem do médico que,forçando a forma de expressão,já fez parte das famílias dos enfermos.
Tomara que os médicos,conscientizados de que Medicina não é simplesmente limitada à receita de remédio,voltem a dignificar a nobre sensação de exercer a arte de curar como ciência pura e façam como Hipócrates, o pai da Medicina, que orientava os doentes a se cuidarem de forma mais humana e natural para voltarem a se sentir com mais bem estar.
Isso nos faz pensar que seja possível cuidar melhor da SAUDE ao invés de tratar melhor a DOENÇA.
(março de 2.005)

ver mais
 
Home