Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Gordura TRANS- a pior possível

A chamada gordura TRANS é do tipo mono-insaturada que existe naturalmente em pequena quantidade no leite e na carne. Entretanto, 80% da gordura TRANS que se consome atualmente provém de ÓLEOS VEGETAIS hidrogenados.Aterrorizante é o fato de que esse tipo de gordura é considerado INÓCUO pelo Food and Drug Administration, o nosso conhecido FDA.
Até cerca de 1.990, a gordura TRANS era considerada segura à saude assim como outras gorduras mono-insaturadas, como aquelas encontradas no óleo de oliva. A partir daí, estudos mais apurados demonstraram que esse tipo de gordura, tanto quanto a do tipo saturada, aumenta os níveis do LDL ("mau") colesterol no sangue.Isso passou a apresentar sólidas evidências de que a gordura TRANS favorece eventos cardio-vasculares. Estudos posteriores concluíram que ,ao contrário da gordura saturada, a do tipo TRANS diminui os valores do HDL ("bom") colesterol, o que também contribui para problemas cardíacos. Por estas razões, alguns pesquisadores acreditaram que a gordura TRANS é bem mais lesiva ao organismo do que a do tipo saturada.Em julho de 2.002, a National Academies´Institute of Medicine concluiu que a quantidade segura de gordura TRANS para o organismo é igual a ZERO.Além destes estudos,outras quatro pesquisas em sêres humanos concluíram que a gordura TRANS pode causar problemas cárdio-vasculares por outros mecanismos também, além daqueles afetando os níveis de colesterol.
Muitos movimentos de estudiosos e de consumidores forçaram o FDA a colocar algum tipo de sêlo nos produtos avisando da presença da gordura TRANS nos produtos comestíveis.Muitos fabricantes de produtos industrializados ignoram esse tipo de aviso impresso e recusam-se a dar atenção aos efeitos nocivos à saude por eles provocados.
Por causa dos efeitos deletérios à saude,óleos hidrogenados que contém gordura TRANS NÃO deveriam ser consumidos por qualquer pessoa.Em 6 de maio de 2.004, o Center for Science in the Public Interest solicitou ao FDA que proibisse a presença desta gordura em qualquer tipo de alimento.Sabe o que aconteceu? NADA.É bom se saber que na Dinamarca, o limite de permissão de uso de produtos com gordura TRANS é de 2% em relação a todos os outros componentes de gordura.
Agora que já sabemos que não se trata de produto saudavel a ser consumido, devemos saber quais são os que possuem a gordura TRANS e que invadem nossas mesas diàriamente.Os mais comuns são os óleos de canola, milho, soja, girassol e palma. Ora, então não temos saída, não é mesmo? Se não nos informarmos bem, é verdade que ficaremos SEM SAÍDA pois muitos dos produtos industrializados são preparados com esses óleos,assim como as "inocentes" batatinhas fritas, biscoitos,chips e tantas outras coisas mais, sem se falar na margarina e nas maioneses.
Se não ficarmos alertas à composição dos alimentos, as indústrias não se mexerão para modificarem suas composições e, fatalmente, teremos que aguentar nova "epidemia" de doenças degenerativas que passarão a surgir mais precocemente nos sêres humanos.
Tudo em nome do dinheiro!
(abril de 2.005)

ver mais
 
Home