Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Tintura de cabelo causa cancer?

Um recente estudo publicado num jornal médico afirma que as tinturas para cabelo NÃO causam cancer. Por outro lado, pesquisadores que apresentaram suas conclusões em congresso médico internacional afirmaram que SIM.
As tinturas para cabelos mais perigosas, concordam os dois grupos de pesquisadores, são aquelas fabricadas antes de 1.980, mas existem grandes evidências que sugerem que mesmo as produzidas recentemente podem conter substancias químicas carcinogênicas, isto é, que podem produzir cancer. As pessoas que utilizam essas tinturas regularmente, assim como os cabeleireiros que as manuseiam em seu trabalho, deveriam ser checados no que diz respeito ao aparecimento de nódulos ou tumores anormais, conforme foi recomendado por um conceituado especialista em cancer.
Este assunto deve ser bem esclarecido e avaliado pelo público em geral já que cerca de um têrço das mulheres europeias e norte-americanas se utilizam desse tipo de produto e as tinturas do tipo PERMANENTE, as mais agressivas, representam setenta por cento das comercializadas.
Esta conclusão categórica inclui a constatação de que houve aumento de CINCO vezes na incidência de casos de linfoma, um tipo de cancer de tecido linfático.Esta conclusão foi comunicada na última International Confernce on Malignant Lymphoma, quando foi enfatizado o fato de que as tinturas de cabelo representam a mais importante causa desse assustador aumento de casos.Outra constatação foi a do presidente desta Conferência, Prof. Franco Cavalli,que afirmou que a frequência de aparecimento de linfoma dobrou nos últimos vinte anos,sendo que o uso desse tipo de substancia cosmética tem papel importante nesta estatística.
O alerta está dado. Os usuários de tinturas precisam estar avisados e conscientes de que as composições devem ser bem estipuladas nos rótulos dos produtos e, quando alguma substancia componente for desconhecida ou suspeita, o esclarecimento de dúvidas deve ser feito por profissionais ou órgãos autorizados a fazê-lo.
Uma enorme quantidade de substancias estranhas ao nosso organimo é lançada no mercado e somos sempre vítimas de situações que podem ser prevenidas ou, ao menos, melhor esclarecidas para que, sem conhecimento dos perigos, não sejamos surpreendidos por alguma situação irremediavelmente lesiva.
Devemos permanecer alertas.
(julho de 2.005)

ver mais
 
Home