Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Suplementos nutricionais-às vezes podem ser úteis

Já escutamos muito a respeito de efeitos adversos que os suplementos nutricionais podem provocar juntamente com medicamentos farmaceuticos mas ninguém menciona os efeitos positivos que estes suplementos podem ter. Existem evidências crescentes de que estes suplementos possam interferir nos efeitos de certos medicamentos mas há também as certezas de que os suplementos nutricionais podem proteger o organismo contra certos efeitos tóxicos de muitas substancias. Este dado não costuma ser enfatizado pelas correntes mais tradicionais pois o real medo que se tem, refiro-me às indústrias em geral, é que se convença a todos dos benefícios de se dar a matéria-prima adequada ao organismo ,tais como vitaminas, minerais, aminoácidos e outros nutrientes e que, com isso, melhore-se a saude das pessoas, dispensando-se o uso de muitos remédios que interessam ser vendidos de roldão à toda população.
A imprensa é forçada a”falar mal” do uso dos nutrientes pois recebem cargas de informaçõs que afirmam faltarem estudos comprobatórios da eficiência desses componentes para o organismo. Quero lembrar que nos últimos DEZ anos, nenhuma área do conhecimento biológico evoluiu tanto em pesquisas como a NUTRICIONAL. Não faltam artigos e trabalhos científicos que esgotam assuntos antes desconhecidos e que hoje enaltecem o uso de elementos naturais que fazem com que o organismo se reforce no combate ao mundo tóxico que nos cerca.
Quantos suplementos nutricionais podem fazer com que mantenhamos equilíbrio emocional a ponto de dispensarmos o uso crônico dos tranqüilizantes e antidepressivos? Quantos são os nutrientes que aumentam nossas defesas imunológicas ,levando-nos a condições melhores de lutarmos contra certas infecções e, com isso, dispensando o uso de antibióticos? Assim como nestes exemplos, muitos outros podem ser considerados.
O fato principal é que não devemos nos esquecer que a Medicina é UMA SÓ. Todas as correntes existentes procuram uma única meta: a saúde e o bem-estar dos pacientes. Alimentar-se adequadamente é a melhor forma de conseguir SAUDE e os suplementos nutricionais, tão combatidos pelas velhas correntes médicas, são, como a própria denominação esclarece, complementos daquilo que nos falta para FUNCIONARMOS melhor.
Vamos refletir deforma clara e lembrarmos daquela velha máxima:”TRATAR PARA NÃO TER AO INVÉS DE ESPERAR TER PARA TRATAR”.
(agosto de 2.005)

ver mais
 
Home