Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Tomografia computadorizada-um alerta

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA-um alerta.

A tomografia axial computadorizada tornou-se uma das maravilhas da Medicina moderna e os médicos usam e abusam de sua indicação para o diagnóstico de determinadas condições clínicas.
É uma forma avançada de raios-X que produz uma imagem tri-dimensional dos órgãos e ossos e apresenta vantagens sobre os tradicionais exames de raios-X por aprimorarem as imagens, dando resultados mais claros e exatos.
Embora muito apreciada pelos médicos, o equipamento da tomografia axial costuma produzir certas manifestações de claustrofobia nos pacientes que se vêem "presos" dentro de um tubo, sem poderem se mover para que não haja distorções nas imagens e, isso, é angustiante para muitos pacientes infantis que necessitam fazer exames demorados para que se chegue a disgnósticos seguros.Muitas das vezes, devido ao fato dos pacientes não colaborarem permanecendo imóveis, os procedimentos devem ser repetidos até que se chegue a resultados satisfatórios. Aí reside o maior dos problemas.Essa técnica expõe os pacientes a uma grande carga de radiação, maior do que nos exames tradicionais de raios-X.Isso pode ser atenuado se os médicos limitarem sua indicação aos casos estritamente necessários para se chegar a um diagnóstico final.
O uso da tomografia axial computadorizada tem sido motivo de grande preocupação,principalmente nas crianças.Um estudo recente mostrou que as doses de radiação desses equipamentos são bem maiores do que poderiam ser e podem contribuir para o aparecimento de câncer em tempos futuros.Concluiu-se que as crianças submetidas a esse exame,recebem cerca de 5 vezes mais radiação do que o necessário para se obter imagens satisfatórias.
Nos Estados Unidos,são realizados 600.000 exames desse tipo em crianças abaixo de 15 anos de idade,por ano.Como resultado,estima-se que 500 crianças irão morrer de câncer resultante desse procedimento (fonte:American Journal of Roentgenology,2001).
Não há qualquer intenção de se discriminar esse método eficaz de diagnóstico. O alerta que quero dar é no sentido de pesquisar-se a real necessidade de submeter-se a esse procedimento diagnóstico,se for possível dispensá-lo devido ao acúmulo de radiação usada.

ver mais
 
Home