Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Vamos falar de menopausa?

Antes de mais nada, vamos tirar da cabeça o conceito de que menopausa é doença.Trata-se simplesmente da interrupção do ciclo menstrual e pode se firmar como um novo e estimulante estágio na vida da mulher.
As manifestações que as mulheres experimentam ao se depararem com a menopausa variam muito e muitas nem sabem o que significam as costumeiras ondas de calor ou qualquer outro tipo de desconforto comum nesta fase da vida.Dependendo do estado emocional e da manutenção da auto-estima, este período fluirá com naturalidade e não se caracterizará por uma linha que divide a juventude e a velhice, conforme muitas fazem questão de frisar.
Algumas medidas podem ser seguidas para que a menopausa não represente coisa alguma exceto a simples parada de menstruar. São elas:
1-alimentação- procurar se disciplinar com uma alimentação pobre em gordura e rica em vegetais. Esta simples prática pode lhe beneficiar enormemente. A diminuição na ingestão de gordura pode minimizar sintomas do climatério além de diminuir os riscos de problemas cárdio-vasculares e ajudar na prevenção da osteoporose.
Alimentos ricos em vitamina E, tais como germe de trigo, arroz integral,legumes,milho e amêndoas, diminuem as sensações de calor e ajudam a manter a umidade da mucosa vaginal.Vegetais de folhas verdes, feijão,brocoli e soja municiam o organismo com suficiente calcio.Cafeína (café,chá preto,bebidas COLA e chocolate),álcool,açucar refinado e condimentos picantes aumentam as possibilidades de produzirem os "fogachos".
2-exercícios físicos- são fundamentais para o bem-estar e devem ser regulares.Além de ajudarem no controle do peso,são fundamentais na ajuda preventiva contra a osteoporose.
3-parar de fumar- o fumo é fator de risco importante para doenças cardíacas, pulmonares, osteoporose, rugas, cancer etc.
4-reduzir o stress- ondas de calor podem ser desencadeadas por stress.Exercícios físicos aeróbicos constituem as melhores formas de se liberar tensões reprimidas e que fazem parte do stress.Outras medidas adequadas são ioga,meditação,exercícios respiratórios, musicoterapia e outros tipos de exercícios de relaxamento.
5-manter o senso de humor- procurar atividades prazeirosas e contato com pessoas que lhe façam sentir-se bem.

Procure quebrar os tabus que constituem conceitos que cercam a menopausa.Assim como a puberdade e a gravidez, menopausa é um estágio da vida em que, se a mulher se preocupar em manter-se bem, fluirá de forma leve e natural, sem a presença do "fantasma" da velhice que rondava este período.
A reposição hormonal que pode fazer parte do tratamento nesta fase da vida deve ser bem avaliado pela mulher juntamente com seu médico de confiança, respeitadas as características de cada caso.As medidas relacionadas a cuidados gerais de manutenção da saude são fundamentais para que cada mulher sinta-se bem e mantenha a dignidade de conservar-se com vitalidade e jovialidade.
(novembro de 2.005)

ver mais
 
Home