Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Propaganda médica e mentiras

Como os medicos se atualizam?Voce sabe como funciona? Na maioria dos casos,o médico deixa a Universidade e para de estudar pois as obrigações aumentam e o tempo se torna exíguo para os afazeres diários. A partir daí, torna-se uma presa fácil das indústrias farmacêuticas que, por meio de seus representantes,fornecem brochuras sobre as maravilhosas fórmulas de medicamentos industrializados que promovem “curas espetaculares”. Assim é a atualização médica. As companhias farmacêuticas MENTEM demais.
Um recente estudo publicado numa revista britânica (BMC Family Practice 2006;7:13) revelou que três em cada vinte brochuras distribuídas a médicos pelas indústrias farmacêuticas EXAGERAM acentuadamente os benefícios atribuídos aos medicamentos. Quando os pesquisadores compararam o que é relatado na literatura distribuída com o que realmente se encontrou quando se empregou os produtos, as diferenças foram realmente impressionantes.Havia muita “fantasia” no que era propagado. Algumas vezes se enquadravam as qualidades dos medicamentos bem acima do que eles poderiam fazer.
Ninguém sabe o número exato de profissionais que se preocupa com atualização científica pura mas a verdade é que, com os compromissos e o verdadeiro “corre-corre” do dia a dia, os médicos tem se afastado cada vez mais dos princípios da atualização e, com isso, comprometido suas capacidades de atendimento. A Ciência é dinâmica e os conceitos hoje aceitos podem se modificar rapidamente. Aqueles que se preocupam apenas com o lucro não se importam com a qualidade do atendimento.
Façamos votos para que os médicos se conscientizem desse grave problema e procurem se inteirar mais daquilo que a eles mais possa interessar e que, com isso, possam desempenhar melhor a missão a eles designada que é dar alívio àqueles que necessitam.
(março de 2.006).

ver mais
 
Home