Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    Minha Opinião

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Testosterona é a base para a vitalidade

A maioria das virtudes que consideramos basicamente masculinas- bravura, assertividade,determinação e liderança- estão presentes quando o organismo está bem suprido de testosterona, hormônio fundamental para homens e mulheres mas errôneamente considerado apenas como HORMONIO MASCULINO.
Estudos demonstraram que os chefes de sessões ou patrões dinâmicos possuem mais testosterona que os seus funcionários. Advogados criminalistas também possuem maiores níveis de produção do que os advogados puramente burocratas, da mesma forma que atores dramáticos em relação a líderes religiosos. Houve uma publicação no New York Times Magazine de abril de 2.000 a respeito, organizado pelo jornalista e médico Andrew Sullivan.
A mesma verdade serve para as mulheres pois aquelas que desempenham funções de decisões possuem mais testosterona que aquelas que trabalham em casa, em afazeres domésticos. O que, então, ocorre com a nossa testosterona apesar do nosso envelhecimento?
A maior verdade é que estamos lentamente sendo QUÌMICAMENTE CASTRADOS.
Os médicos sabem que a queda gradual dos níveis de testosterona é natural à medida que se envelhece. Em parte é verdade. Entretanto, e infelizmente, muitas coisas são acreditadas como normais mas são, na verdade, inteiramente falsas. Tomemos o câncer de próstata como exemplo. Se acreditarmos no que as associações médicas de todo o mundo afirmam, TODOS os homens sofrerão desta doença em algum momento da vida mas a verdade MESMO é bem diferente.
O câncer da próstata praticamente inexiste em partes da Ásia e em alguns países de terceiro mundo. A doença prostática, de fato, aparece principalmente por sua relação com o desenvolvimento tecnológico moderno que, além de tantas coisas, produz toxinas ambientais e de alimentos processados, poluição e contaminação da água principalmente por resíduos hormonais sintéticos. A mesma coisa ocorre com vários tipos de câncer e doenças cardíacas. O envelhecimento humano e a conseqüente queda dos níveis hormonais, incluindo a testosterona, deve-se muito aos fatores artificiais da vida moderna. Não devemos nos esquecer que vivemos num mundo TÓXICO e que cabe a nós procurarmos proteção.
TESTOSTERONA BAIXA PROVOCA MAIS DANOS DO QUE A PRÓPRIA IMPOTÊNCIA.
Muitos homens que vivem em países industrializados sofrem de baixos níveis de testosterona que se caracterizam por manifestações clínicas como diminuição de libido e de performance sexual, tendência depressiva com desânimo e desmotivação, diminuição de força muscular e falta energética, além de tendência a elevação dos níveis de colesterol. À medida que o homem envelhece, sua testosterona declina e o seu estrógeno (hormônio feminino) se eleva pois a mesma testosterona tende a se converter em estrógeno. Recente estudo concluiu que os níveis de estrógenos num homem de 54 anos de idade, em média, são maiores que os de uma mulher de 59 anos. Isso se acompanha do fato que quanto menor o valor da testosterona, maior a probabilidade de engordar e estudos determinaram que o aumento de pêso nesta idade faz com que as células gordurosas produzam uma enzima chamada AROMATASE que facilita a conversão de testosterona em estrógeno. Forma-se um ciclo vicioso de queda de testosterona e aumento do hormônio feminino. Esta alteração favorece o aparecimento aumentado de doenças cárdio-vasculares e esses níveis aumentados de estrógenos no homem promovem o aumento benigno da próstata, comum na maioria dos homens acima dos 50 anos e que podem, pelo mesmo mecanismo, desenvolver o câncer prostático.
Desta forma, contrariando conceitos aceitos há anos, a testosterona não é o grande vilão quanto ao câncer de próstata. Imaginemos que, se fosse, a maioria dos jovens na casa dos 20 a 25 anos de idade sofreriam dessa doença pois é o período da vida em que os níveis hormonais se apresentam na plenitude.
Vale a pena considerarmos que uma das maneiras de nos conservarmos joviais e com saúde é conseguirmos manter níveis hormonais estáveis e sem a permissão de quedas bruscas em seus valores. Existem meios nutricionais e de suplementos que conseguem isso mas sem nos esquecer que mudanças importantes no estilo de vida devem ser levados em conta.
(junho de 2.006)

ver mais
 
Home