Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Asma e bronquite na infância
Segundo um estudo britânico, histórico de bronquite, pneumonia ou asma infantil aumentaria as possibilidades de morte por doença pulmonar na vida adulta.
A equipe do Dr. Bruno Galobardes, da University of Bristol, analisou um grupo de homens que freqüentou a Glasgow University entre 1948 e 1968. Os antecedentes médicos haviam sido obtidos durante os exames de saúde universitários.
Dos 9.544 estudantes do grupo original, 1.553 haviam morrido em 2001.
A causa de morte havia sido doença pulmonar em 6,3% dos casos, alterações cardiovasculares em 38,6%, câncer em 35,4%, causas externas em 5,3% e outros motivos em 14,4% das pessoas.
Os autores informaram na revista Thorax de fevereiro que o histórico pediátrico de bronquite, pneumonia ou asma se relacionou com uma elevação de 57% no risco de morte por doença pulmonar durante a vida adulta.
As pessoas com bronquite na infância também apresentariam um risco 38% mais elevado de morte por doença cardíaca e acidente vascular cerebral.
No entanto, o risco de câncer de pulmão não esteve vinculado com a doença pulmonar na infância e não houve associação com a taxa de mortes em geral ou óbitos por câncer.
Entre os sobreviventes, 4.044 enviaram questionários por correio postal a respeito de seu estado de saúde atual.
Os resultados mostraram que a doença pulmonar em idade precoce está relacionada com um risco maior de acometimento de sintomas pulmonares na idade adulta, incluindo falta de ar, bronquite e enfisema.
Estas relações foram observadas nos fumantes e também nas pessoas que nunca haviam fumado, destacaram os especialistas.


 
Home