Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Medicamento que substitui reposição hormonal da menopausa pode provocar cancer
Um estudo de uma equipe de cientistas britânicos revela que o tratamento hormonal substitutivo (THS) mais usado pelas mulheres na menopausa do Reino Unido aumenta o risco de padecer de câncer de útero.
Seis de cada mil mulheres tratadas com o remédio "Livial" (tibolona), que atua como estrogênio e progesterona, padeceram de câncer de útero em menos de cinco anos, segundo esse estudo publicado pela revista médica britânica The Lancet.
O relatório assegura que o uso de "Livial" pode até duplicar o risco de contrair um câncer de útero.
Até agora, os cientistas pensavam que o "Livial", que é prescrito para tratar os sintomas da menopausa, tinham efeitos secundários menores do que os outros remédios utilizados no THS.
Por isso, as conclusões do relatório surpreenderam tanto os médicos que, além disso, achavam que as pacientes submetidas ao THS tinham menos risco de padecer de câncer de útero.
Para este estudo, realizado por cientistas da Universidade de Oxford e do centro de Estudos de Câncer no Reino Unido, observou-se a evolução desde 1990 de mais de um milhão de britânicas que tomam "Livial".
Cerca de 1,3 mil mulheres que participaram do estudo desenvolveram desde 1990 câncer de útero e mais de 10 mil, câncer de mama, o mais comum entre as mulheres.
O "Livial" é o remédio mais popular entre as britânicas de entre 50 e 64 anos, e os responsáveis pela empresa que elabora o remédio, a holandesa "Organon", já entraram em contato com a Agência Reguladora de Produtos Médicos e Cuidado pessoal do Reino Unido.
A "Organon" está elaborando outro estudo internacional com mais de 3 mil mulheres sobre os efeitos de seu fármaco no útero, mas seus resultados não serão divulgados até o fim deste ano.
(fonte:Agencia EFE S.A)
 
Home