Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Glucosamina-remedio ou suplemento?
Glucosamina é uma substância que faz parte da estrutura de certos tecidos moles do corpo, tais como cartilagem, tendăo, ligamento articular, líquido sinovial, válvulas cardíacas, vasos sanguíneos e algumas estruturas do olho. Trata-se de um grupo aminado (nitrogęnio circundado por 2 átomos de hidrogęnio) ligado a uma molécula de glicose.A forma sulfato é a molécula balanceada eletrolěticamente por 2 radicais sulfato.
O organismo produz suficiente quantidade de glucosamina para garantir as necessidades de reparo.Entretanto, se houver uma condiçăo de lesăo no corpo como dano nas estruturas do disco inter-vertebral ocasionado por anos de práticas físicas agressivas como “jogging”, basquete, volei etc., a produçăo normal de glucosamina pode ser insuficiente para o conveniente reparo.Muitas dessas lesőes podem năo se reparar de forma definitiva.
Ensina-se, nas faculdades de Medicina, que a artrite é irreversível.Cria-se o conceito de que podemos desacelerar a progressăo dessa condiçăo mas nunca interromper ou reverter.Isto pode, em certas condiçőes, năo ser plenamente verdadeiro.
Como a glucosamina é o principal componente do líquido sinovial, sua deficięncia leva a uma menor lubrificaçăo da estrutura articular. Ŕ medida que o corpo envelhece, ele produz menos glucosamina predispondo, como podemos imaginar, a lesőes das articulaçőes e artrite.A artrite pode ser, em última análise, nada mais que um acúmulo de pequenas lesőes.
Os discos inter-vertebrais que servem de amortecedores entre as vértebras, săo feitos de cartilagem.Com o passar da idade(diminuindo os níveis de glucosamina) e na presença de lesőes cronicas, os discos podem degenerar.Quando alguma estrutura corporal “degenera”, simplesmente resulta em que năo se repara por si só, necessitando de ajuda externa.
Ao contrário dos anti-inflamatórios năo-esteróides, que produzem alívio de sintomas dolorosos de forma mais rápida, porém năo cuidam da prevençăo de lesőes que progridem, glucosamina permite, fornecendo matéria-prima específica, que o próprio organismo promova a tentativa de reparar a lesăo.Năo há alívio imediato da dor e, por esta razăo, recomenda-se, quando necessário, a manutençăo dos medicamentos com poder analgésico até que, após cerca de 4 a 6 semanas de tratamento, as condiçőes lesivas se encontram melhoradas, năo requerendo alívio medicamentoso.Vale ressaltar que, em doses apropriadas, glucosamina năo apresenta efeitos colaterais.
O tratamento da osteoartrite com drogas supressoras da dor e inflamaçăo, incluíndo os corticosteróides, progride para degeneraçăo progressiva do processo e é um clássico exemplo da necessidade de se satisfazer rápidos resultados de “melhora” enquanto o uso do sulfato de glucosamina respeita um andamento fisiológico no tratamento dessas condiçőes promovendo, em alguns casos, a recuperaçăo funcional total.
 
Home