Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Antioxidantes na prevenção da catarata
Luteína e Zeaxantina ajudam na prevenção de catarata.



Em um artigo publicado no British Journal of Nutrition, pesquisadores da Finlândia relataram que o aumento dos níveis plasmáticos dos carotenóides luteína e zeaxantina estão associados ao menor risco de catarata em homens mais velhos e mulheres. Esses dois componentes ainda possuem efeito protetor para outra de outra doença relacionada a idade, a degeneração macular, porém seus reais efeitos sobre a doença ainda estão sendo estudados.

O estudo incluiu 1.130 homens e 559 mulheres que se haviam se inscrito na Kuopio Ischemic heart Disease Risk Factor Study durante 1998 e 2001. As amostras de sangue foram coletadas entre 2005 e 2008 e foram analisados o alfa-tocoferol, vitamina A e carotenóides.

Desde o início da pesquisa, 113 casos de catarata foram diagnosticados, sendo 108 casos de catarata nuclear (o tipo mais comum, acredita-se que seja causado por radicais livres). Entre os participantes que os níveis de luteína estavam acima de 1/3 observou-se 42% menos risco de ser diagnosticado com catarata nuclear, e para aqueles cujos níveis de zeaxantina eram acima do terço superior, o risco foi 41% menor em comparação com indivíduos cujos níveis plasmáticos estavam no terço inferior.

"A luteína e a zeaxantina são os carotenóides que mais se acumulam no cristalino do olho, onde possivelmente filtra a luz fototóxica e neutraliza espécies reativas de oxigênio", dizem os pesquisadores. Eles completam ainda que outros fatores podem estar interligados como o sinergismo de carotenóides e vitamina C e/ou outros antioxidantes.


Fonte: Karppi, J.; Laukkanen, J. A.; Kurl, S. Plasma lutein and zeaxanthin and the risk of age-related nuclear cataract among the elderly Finnish population.British Journal of Nutrition. 2011.

 
Home