Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Importancia da Vitamina D
A maioria dos medicos e mesmo muitas pessoas entendem que tomar a quantidade correta de vitamina D é importante para a boa saúde dos ossos. De fato, até os anos 1930, o raquitismo era uma séria ameaça graças aos inadequados níveis de vitamina D. Até bem recentemente, poucos entendiam os demais significados de se manter a vitamina D em quantidades adequadas para se evitar doenças degenerativas e assegurar boas defesas imunológicas.
Hoje se sabe que baixos níveis de vitamina D são ligados a aumento de casos de câncer, doenças cardio-vasculares, distúrbios imunológicos, hipertensão arterial, esclerose múltipla, osteoartrites, osteoporose e diabetes. Múltiplos estudos foram realizados para se compreender esse papel da vitamina D nos casos citados e as conclusões dos cientistas foram muitas vezes surpreendentes.

O papel da vitamina D na prevenção do cancer


Pesquisadores se interessam em conhecer o papel da vitamina D na prevenção do câncer há já muitos anos, principalmente quando estudos epidemiológicos revelaram que indivíduos que viviam em latitudes do sul, onde a exposição ao sol era mais prevalente, eram menos suscetíveis a certos tipos de câncer. Como a exposição aos raios UV ajuda o organismo a sintetizar vitamina D, os pesquisadores estabeleceram a teoria em que esses níveis aumentados dessa vitamina ajudam a prevenir o desenvolvimento de câncer.
Estudos científicos dos efeitos da vitamina sobre células cancerosas concluíram que ela atua de varias formas, inclusive diminuindo o crescimento das células neoplásicas , estimulando a morte delas.Outros estudos demonstraram ligação direta entre níveis de vitamina D e desenvolvimento/prevenção de câncer colo-retal.Por isto, vários especialistas recomendam aos pacientes portadores de cancer que façam suplementações de vitamina D para que haja melhora na luta contra a doença.

O papel da vitamina D na prevenção da doença cardio-vascular

Vários estudos foram conduzidos ligando baixos níveis de vitamina D a aumento de risco de doenças cardio-vasculares que incluem ataques cardíacos, doenças arteriais periféricas, insuficiência cardíaca e aterosclerose, e muitos estudos também mostram que suplementação de vitamina D pode ter um papel preventivo nesses riscos.
Por exemplo, uma pesquisa conduzida por cientistas de Harvard concluiu que aquelas pessoas que apresentavam baixos níveis de vitamina D possuíam duas vezes mais chances de sofrerem ataques cardíacos do que aquelas com níveis adequados da vitamina. Outra pesquisa realizada em Utah observou a evolução de 30.000 homens e mulheres com relação aos níveis de vitamina D e concluiu que o surgimento de problemas cardio-circulatórios ocorria mais naqueles com níveis baixos da vitamina D, indo de encontro aos resultados da pesquisa de Harvard.
Atualmente, o mecanismo de causa e efeito entre níveis de vitamina D e processos cardio-circulatórios permanece obscuro mas está clara a relação entre os fenômenos.


O papel da vitamina D na prevenção do Diabetes tipo II

Diabetes tipo II ocorre quando o organism passa a ter dificuldade em utilizar a ingestão de açúcar, metabolizando de forma errônea e podendo levar ao desenvolvimento da doença
Varios estudos suportaram a tese de ligação entre níveis adequados de vitamina D e melhor tolerância e controle dos valores de glicose. Embora não se tenha uma explicação muito clara de como a vitamina D cumpre papel preventivo sobre o diabetes, acreditam que tem a ver com a capacidade do organismo em utilizar o cálcio, substancia que tem papel importante na regulação da glicose e insulina.


Ignorar os niveis de vitamina D pode resultar no aumento de riscos de muitas doenças. Para se certificar se o nível desta substancia esteja sendo corretamente atingido, aconselha-se ingestão de alimentos ricos nessa vitamina, tais como peixes gordurosos. A exposição ao sol ajuda em muito a síntese da vitamina D porem as exposições prolongadas aos raios UV também possui seus riscos à saúde. Para complementar, é válida a suplementação com produtos de fontes confiáveis e nas concentrações corretas.

Fonte: Naturalnews


 
Home