Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

PSA(antígeno prostático específico)deve ser repetido antes de se fazer biópsia
PSA é um teste que procura detectar a presença de câncer prostático e,por apresentar resultados falso-positivos com certa frequência,deve ser repetido,pelo menos uma vez, antes de se enviar o paciente para submeter-se a biópsia da próstata.Essa repetição deve ser feita esperando-se um período de cerca de 6 semanas após o primeiro teste,segundo o Dr.James Eastham,do Departamento de Urologia do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Nova York.
Mesmo que repetido e demonstrando resultado elevado nesse prazo,o cancer de próstata somente será descoberto em 25% dos homens que se submetem à biópsia.Um simples resultado elevado do PSA não deve indicar biópsia,obrigatòriamente.A percentagem de homens que voltam a apresentar resultados normais do PSA em exames subsequentes varia de 44 a 55%,dependendo do local onde foram feitas as análises.Isso pode significar que muitos homens são encaminhados à biópsia desnecessariamente.
O teste,largamente usado desde 1990,possibilitou aos médicos o diagnóstico precoce do câncer de próstata mas,resultados falsamente positivos são comuns porque cancer não é a única condição que eleva os valores do PSA.Processos inflamatórios da próstata,ejaculação recente e compressões externas podem justificar os resultados elevados.
Até hoje,especialistas não confirmam se o PSA é o melhor método para a detecção do cancer de próstata,se comparado com outros métodos diagnósticos.
Minha experiência de consultório mostra que muitos pacientes já foram biopsiados sem que fossem confirmados casos de câncer. Fica o alerta para que,antes de se desesperarem e seguirem o conselho precipitado do médico de procurar a biópsia,que se siga a orientação de repetição do exame,conforme preconiza o Dr. Eastham
 
Home