Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Gôta e vitamina C
Estudos incluíndo indivíduos sadios e portadores de gôta, demonstraram que uma simples dose de 4g de vit. C resultou num aumento consideravel na excreção de ácido úrico pela urina.Ingestão diária de 8g de vit. C por 3 a 7 dias produziu aumentos sustentados na excreção urinária de ácido úrico com significativa diminuição dos seus níveis séricos.
Curiosamente, autores desse estudo concluiram que vitamina C é perigosa para pacientes com gôta.Esta conclusão baseou-se no fato de que drogas que favorecem a eliminação urinária de ácido úrico vão, em condições excepcionais, precipitar ataques de gôta por promoverem a remoção de ácido úrico dos tecidos.De qualquer forma, os médicos, em geral, não deixaram de prescrever medicamentos que aumentam a excreção do ácido úrico, muito mais perigosos que a vitamina C.
É coerente que o início abrupto de grandes doses de vit. C pode desencadear crise de gôta mas se iniciada de forma gradual, tal como 500 a 1000mg por dia e elevação progressiva, a terapia com vitamina C parece ser extremamente eficaz na redução dos níveis plasmáticos elevados de ácido úrico assim como vai ajudar na prevenção de recurrências de crises de gôta.

 
Home