Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Uma década na Finlândia
O número do Journal of the American Heart Association de junho de 2.002, sob o título Stroke, reportou sobre um estudo conduzido por pesquisadores na Universidade de Kuopio, na Finlândia. Sabendo-se que a vitamina C foi reconhecida como capaz de reduzir o “endurecimento” das artérias, eles procuraram estabelecer a correlação entre a vit. C e o risco de acidentes vasculares cerebrais, especialmente quando o quadro se associa a hipertensão arterial.
O grupo de pesquisadores acompanhou 2.419 homens que não tinham passado de doença vascular cerebral, em estudo randomizado.Os indivíduos tinham faixas etárias entre 42 e 60 anos de idade, no início do estudo. Por um período de 10 anos, os pesquisadores colheram amostras sanguíneas, mediram pressão arterial e verificaram variações de peso corporal. Ao final do estudo, 120 homens tinham desenvolvido acidente vascular cerebral; 96 deles foram acometidos de isquemia cerebral e 24, de episódios hemorrágicos.
Após o controle de fatores como o álcool e tabagismo, os pesquisadores chegaram a duas conclusões significativas. A primeira mostrou que as pessoas que possuíam os mais baixos níveis de vitamina C no plasma, tinham maiores probabilidades de serem vítimas de AVC na proporção de 2 vezes e meia comparadas com as que possuíam os mais elevados valores de vit. C plasmática. A segunda demonstrou que indivíduos que eram portadores de hipertensão arterial, estavam acima dos pesos corporais ideais e possuíam níveis baixos de vit. C plasmática, eram 3 vezes mais susceptíveis a AVC do que aqueles obesos, com pressão arterial elevada mas com níveis altos de vitamina C no plasma.
Além desses resultados muito positivos, existe outro fator que devemos enfatizar: antioxidante. Os autores finlandeses crêem que é o efeito antioxidante da vitamina C que ajuda na prevenção da formação de placa arterial e, em geral, fortalece as paredes das artérias.
Uma das coisas mais importantes nesse estudo é o fato de que a ingestão de vitamina C entre os pesquisados com níveis plasmáticos elevados e níveis baixos não exibia grandes diferenças.Não foi informado de que maneira eles obtinham a vitamina mas os pesquisadores afirmam que a diferença entre os 2 grupos foi de cerca de 1 copo e meio de suco de laranja por dia. Em outras palavras, não necessitamos nos precaver tomando suco de laranja em todos os momentos livres dos nossos dias para conseguirmos benefícios extra. Se consumirmos 1 copo de suco de laranja pela manhã, diariamente, por que não tomar outros no almoço e no jantar? Isso pode nos levar a fazer parte do grupo que possui menos tendência a sofrer de acidente vascular cerebral. É claro que outras formas de manter a saúde são indispensáveis como controle do peso e da pressão arterial, abstenção do fumo e controle no consumo de álcool.O nosso sistema cárdio-vascular agradecerá por esses cuidados.
Vale a pena considerarmos uma ponderação. Como uma vitamina C natural difere da forma sintética? E como são as características das várias formas de vitamina C sintética? Vários autores já opinaram a respeito e a melhor conclusão é a de que, se conseguirmos abastecer naturalmente nossos organismos com vitamina C, conseguiremos nos nutrir da melhor maneira mas a suplementação, que é sempre sintética, leva a benefícios complementares que reforçam a capacidade antioxidante desta substância, favorecendo melhores condições do organismo.
 
Home