Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Vitaminas A e D
Elas são catalisadores de reações que utilizam proteínas, gorduras e carboidratos para se conseguir energia, crescimento e manutenção celular.
O consumo de suplementos alimentares pode fazer parte de uma importante regra na manutenção da saúde, em geral.
Na maioria das vezes, as vitaminas devem ser “buscadas” externamente ao organismo devido à impossibilidade do corpo em produzir esses elementos. Por esse motivo, a suplementação com produtos pode ser conveniente para o aprimoramento de várias funções orgânicas. Por exemplo, devemos ingerir de 20 a 25 colheres de sopa de óleo de amendoim (uma importante fonte de vitamina E) para conseguirmos 400 unidades internacionais de vitamina E.

Vitamina A- possui muitas importantes funções, tais como:
- ajuda na manutenção da visão normal, prevenindo a cegueira noturna;
- essencial para o crescimento do corpo pois estimula o crescimento celular;
- importante na manutenção da integridade do endotélio. Sem a vitamina A, as células epiteliais se tornam ressecadas, comprometendo os revestimentos cutâneos e mucosos;
- necessária no suporte das células das gônadas e útero assim como das membranas que revestem estômago, parede intestinal, vesícula biliar e trato urinário.


Vitamina D- é necessária no suporte do crescimento, desenvolvimento e manutenção dos ossos e dentes em adultos e crianças. Também é importante para a absorção do cálcio e fósforo assim como suas utilizações. Em sua forma ativa, a vitamina D “trabalha” com o cálcio para ajudar no controle da formação óssea. Além de obtida pela ingestão de alimentos que a contém, a vitamina D é a única que se forma, ainda, espontaneamente na pele, como resultado de uma reação fotoquímica na pele, causada pela exposição ao sol.


As vitaminas A e D são freqüentemente encontradas em conjunto, na natureza e são essenciais para a saúde. O óleo de fígado de bacalhau é excelente fonte natural de vitaminas A e D.
 
Home