Sérgio Vaisman

 

Minha Opinião

   

Artigos

   

News

 

    News

Links

   

Fale Comigo

   
       

Imprimir
Clique aqui para imprimir

Brasil cria bactéria para combater a dengue
A Embrapa vai anunciar até o fim deste mês que já domina a tecnologia e está pronta para produzir em escala industrial um bio-inseticida capaz de combater a larva do mosquito da dengue.
O BT-Horus, um bacilo desenvolvido pelos técnicos da Embrapa em parceria com uma empresa privada brasileira, será oferecido ao governo como uma alternativa aos produtos químicos importados usados atualmente.
Para combater o Aedes aegypti , o mosquito transmissor da dengue, o Ministério da Saúde atualmente compra um inseticida químico em grãos. Um bio-inseticida já é produzido em Cuba, mas o governo tem evitado comprar o produto porque seu rendimento não é tão bom.
- Isso nos interessa muito. Vamos analisar o produto para ver se poderemos utilizá-lo - disse o ministro da Saúde, Humberto Costa.
O presidente da Embrapa, Sílvio Crestana, aproveitou a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à África para apresentar a tecnologia a Costa. A divulgação oficial da conclusão das pesquisas com o bacilo será feita na comemoração dos 32 anos da Embrapa no fim do mês.
Segundo Crestana, o desenvolvimento da tecnologia custou apenas R$ 400 mil. O BT-Horus é um bacilo que ataca a larva do mosquito da dengue interrompendo o seu processo de crescimento.

Fone: Jornal da Ciência.
(maio de 2.005)
 
Home